Conceitos Fundamentais em Psicanálise

A Transferência

 

A transferência é um conceito fundamental para a psicanálise: propulsor da cura, princípio de seu poder, condição de sua eficácia. A entrada na análise implica sua instauração, e o fim diz respeito também a sua resolução e a seu destino. O poder do analista depende do poder concedido a ele pela transferência, e a direção da cura está sujeita ao uso que o analista faz desse poder.

Por isso, é impossível falar da resolução da transferência em uma análise sem incluir o desejo do analista. Em psicanálise, o diagnóstico se diferencia do diagnóstico psiquiátrico porque, ao se basear na transferência, inclui o analista no campo que delimita.

No começo da análise do paciente, a transferência funciona como abertura do inconsciente, favorecendo o exercício associativo. Em seguida, aparece claramente delimitado o momento em que assume outro matiz, revelando-se, segundo as palavras de Freud, a arma mais poderosa da resistência.

Esses dois aspectos da transferência foram classicamente considerados na teoria psicanalítica sob o nome de transferência como motor e como obstáculo.

Fonte: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Psicanálise – Silvia Ons
Páginas: 47 e 50