Conceitos Fundamentais em Psicanálise
Conteúdos Manifesto e Latente
O conteúdo manifesto designa o sonho antes de ter sido analisado, tal como se apresenta aquele que sonha quando o sonho é narrado. O conteúdo latente surge quando se interpreta o sonho; uma vez decifrado, já não aparecerá como uma narração em imagens, mas como uma organização de pensamentos, de ideias que vetorizam desejos.
Todas as tentativas de resolver os problemas do sonho anteriores a Freud partem do conteúdo manifesto. “Somos os únicos”, dirá, “que abordamos outra explicação das coisas; para nós, entre o conteúdo onírico e os resultados de nosso estudo inclui-se um novo material psíquico: o conteúdo latente, ou pensamentos do sonho, esclarecido por nosso procedimento. Com base nele, não no conteúdo manifesto, desenrolamos a solução do sonho”.
Essa solução surge como consequência de uma tradução do material pictórico que o sonho oferece à linguagem das ideias inconscientes. “O conteúdo do sonho nos é dado, por assim dizer, em uma pictografia; cada um dos seus signos deve ser transferido à linguagem dos pensamentos do sonho. Erraríamos manifestamente o caminho se quiséssemos ler esses signos segundo seu valor figural, em vez de fazê-lo segundo sua referência significante.”
Fonte: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Psicanálise – Silvia Ons
Páginas: 74 a 76