Textos para ler em 60 segundos
Josef Breuer (1925)
Josef Breuer (1925)
Josef Breuer faleceu em Viena, no dia 20 de junho de 1925, aos 84 anos de idade. Foi o criador do método catártico e por esse motivo seu nome está indissoluvelmente ligado às origens da psicanálise.
Breuer era médico. Em 1880 o acaso trouxe-lhe às mãos um paciente fora do comum: uma moça de inteligência acima do normal, que adoecera com grave histeria enquanto tratava do pai enfermo. Somente quatorze anos mais tarde, com a publicação conjunta de “Estudos sobre histeria”, o mundo tomou conhecimento da natureza do tratamento daquele célebre primeiro caso.
A participação de Freud nos «Estudos» consiste principalmente em reviver em Breuer um interesse que parecia estar extinto e, posteriormente, incitá-lo a publicar o trabalho.
Uma espécie de reserva peculiar a Breuer, uma modéstia interior surpreendente num homem de tão brilhante personalidade levara-o a manter em segredo por tanto tempo sua espantosa descoberta.
Um fator puramente emocional criara nele uma aversão a continuar trabalhando na elucidação das neuroses. Deparara com algo que jamais deixa de ocorrer: a transferência do paciente para o medico, mas não se apercebeu da natureza impessoal desse processo. Além da história do caso daquela primeira paciente Breuer contribuiu para os «Estudos» com um trabalho teórico que está muito longe de ser ultrapassado.
Fonte: Sinopses das Obras de Freud.
Página 261