Análise Psicanalítica do Filme

As Fotos Vazadas

AS FOTOS VAZADAS é a história de uma estudante que tem suas fotos vazadas em uma festa. Após o ocorrido, ela perde sua bolsa de estudos e passa a investigar o que aconteceu.

Esse drama da Indonésia trata de temas como assédio sexual, principalmente no mundo virtual, saúde mental, abuso de poder e patriarcado, apenas para citar alguns.

O aspecto Psicanalítico que gostaria de abordar é a coragem da protagonista de levar até as últimas consequências sua autodefesa.

De onde ela poderia ter buscado tal força e perseverança?

Nascida em uma cultura patriarcal, além de ter sido criada na religião muçulmana, Sur precisaria ter apoio e uma identificação muito forte para enfrentar e lutar por seus sonhos.

É quando percebemos a figura materna, uma mulher aparentemente submissa, mas que em momentos certos mostrava toda a sua força e independência.

Isso nos aponta para um alerta, na prática clínica, que nem sempre as ações ou comportamentos das figuras primárias são explícitas, precisamos estar muito atentos para ler nas estrelinhas, e perceber as repetições que, nossos analisantes, apresentam no setting sem mesmo se darem conta quando percebem que estão repetindo.

São comportamentos, falas, crenças que no processo de introjeção e/ou identificação dos objetos primários foram assimilados.

Uma das grandes dificuldade encontradas é devido ao deslocamento objetal (cujo objetivo da pulsão será a satisfação) e a descaracterização sofrida pela Formação de Compromisso (sintoma) por onde ocorre tais repetições.

Mesmo que a mãe de Sur, por conveniência ou inibição, se enquadrava no papel familiar de submissão, não deixou de transmitir sua força à filha. Uma personalidade forte e marcante que determinou e impulsionou a luta feminina.

Essa é uma perspectiva do filme, qual é a sua?

Joseane Pires
Psicanalista