Análise Psicanalítica do Filme

Clickbait

A análise de hoje é sobre a minissérie Clickbait

Nick Brewer é um fisioterapeuta que vive uma vida aparentemente perfeita com a mulher e os dois filhos na Califórnia. Isso até ele ser sequestrado e aparecer em um vídeo na internet, segurando placas em que parece confessar crimes de abuso sexual e assassinato, seguidas por uma última mensagem: “Chegando aos 5 milhões de visualizações, eu morro”.

São apenas 8 episódios de aproximadamente 40 minutos cada, intitulados A irmã, O investigador, A esposa, A amante, O repórter, O irmão, O filho e A resposta, onde vemos o ponto de vista de personagens diferentes sobre o crime e como tentam descobrir quem verdadeiramente matou Nick Brewer e porque fez isto.

Dentro da teoria psicanalítica podemos destacar conceitos da relação edípica e fraterna, fantasia, passagem ao ato, além de abordar os temas de abuso sexual, conflitos relacionais e adolescência.

E por fim, Clickbait deixa de ser apenas uma série para ser um verdadeiro serviço ao público, ao ensinar e mostrar os perigos da internet, de redes sociais e da exposição excessiva de dados e fotos nossas.

Se assistiu, deixe sua opinião sobre a série.

Joseane Pires
Psicanalista