Análise Psicanalítica do Filme

Não Olhe para Cima

Esse filme podia ser apenas uma história cômica envolvendo uma possível tragédia.

Contudo, ele denúncia muito mais de nossa realidade atual do que gostaríamos de constatar.

O roteiro traz a trajetória de dois astrônomos que descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra e partem em um tour midiático para alertar a humanidade. Só que ninguém parece dar muita bola.

Um verdadeiro raio X comportamental para onde a humanidade está se dirigindo.

Essa trama expõe, de forma hilaria, alguns comportamentos nefastos como o negacionismo, descrédito da ciência, ambição desmedida, o lado podre da política e poder, além de racismo, sexismo, homofobia.

Em muitos momentos podemos perceber a utilização de mecanismos de defesa, que são utilizados como defesas inconscientes para encontrar uma solução aos conflitos não resolvidos no nível da consciência.

Mas… será que algumas atitudes que percebemos no filme que, infelizmente encontramos também em nosso meio, ocorrem por uma fuga de uma realidade assustadora ou se deriva de falhas de caráter e estruturas narcísicas?

Bem, para responder a esta pergunta precisaríamos analisar, na vida real, caso a caso, embora que em alguns exemplos, fazendo uso de uma psicanálise selvagem, falhas de caráter e estruturas narcísicas seriam uma resposta imediata, idênticas a algumas personagens do filme.

A sátira traz uma frase de divulgação: Baseado em possíveis fatos reais.

Qual a sua opinião?