Análise Psicanalítica do Filme
As Fotos Vazadas
O VIOLINO DO MEU PAI é um daqueles filmes comoventes que, mesmo tendo uma previsibilidade no final, consegue emocionar e arrancar lágrimas de muitos.
A história gira em torno de uma menina órfã que, através de sua dor compartilhada o amor pela música, cria uma conexão especial com seu tio distante e solitário.
Ele é violinista e costuma expressar todas suas emoções e angústias através da arte. Esse novo laço familiar transformará as suas vidas para sempre.
Alguns conceitos psicanalíticos podemos extrair dessa trama: Relação objetal, Complexo Fraternal, investimento libidinal, narcisismo.
Mas, tem um que gostaria de destacar que é sobre a perda do objeto primário.
No longa nos deparamos tanto com os exemplos vividos no luto quanto na melancolia, conforme nos exemplifica Freud.
Enquanto o primeiro é vivido por Ozlem, ao substituir um amor por outro amor, há um deslocamento de objeto.
Na Melancolia, observamos Mehmet que com sua perda, internaliza o objeto amado, passando a viver uma incapacidade para novos investimentos relacionais. Vive apenas para si mesmo, num mecanismo de defesa reativo julgando odiar a quem perdeu, enquanto que na verdade aprisiona dentro de si, no processo de introjeção o objeto amado.
Nessa incapacidade de amar, nos deparamos tanto com o sadismo (não há perdão para quem o fez sofrer), quanto o masoquismo (alguma coisa errada eu fiz, por isso não mereço ser amado, destruindo toda relação sincera).
Seu narcisismo, como sintoma, alimenta um prazer sadomasoquista, retendo dentro de si a imago do objeto amado.
Essas são algumas pontuações com relação ao filme, qual a sua?
Joseane Pires
Psicanalista