Análise Psicanalítica do Filme

As Fotos Vazadas

 

O VIOLINO DO MEU PAI é um daqueles filmes comoventes que, mesmo tendo uma previsibilidade no final, consegue emocionar e arrancar lágrimas de muitos.

A história gira em torno de uma menina órfã que, através de sua dor compartilhada o amor pela música, cria uma conexão especial com seu tio distante e solitário.

Ele é violinista e costuma expressar todas suas emoções e angústias através da arte. Esse novo laço familiar transformará as suas vidas para sempre.

Alguns conceitos psicanalíticos podemos extrair dessa trama: Relação objetal, Complexo Fraternal, investimento libidinal, narcisismo.

Mas, tem um que gostaria de destacar que é sobre a perda do objeto primário.

No longa nos deparamos tanto com os exemplos vividos no luto quanto na melancolia, conforme nos exemplifica Freud.

Enquanto o primeiro é vivido por Ozlem, ao substituir um amor por outro amor, há um deslocamento de objeto.

Na Melancolia, observamos Mehmet que com sua perda, internaliza o objeto amado, passando a viver uma incapacidade para novos investimentos relacionais. Vive apenas para si mesmo, num mecanismo de defesa reativo julgando odiar a quem perdeu, enquanto que na verdade aprisiona dentro de si, no processo de introjeção o objeto amado.

Nessa incapacidade de amar, nos deparamos tanto com o sadismo (não há perdão para quem o fez sofrer), quanto o masoquismo (alguma coisa errada eu fiz, por isso não mereço ser amado, destruindo toda relação sincera).

Seu narcisismo, como sintoma, alimenta um prazer sadomasoquista, retendo dentro de si a imago do objeto amado.

Essas são algumas pontuações com relação ao filme, qual a sua?

Joseane Pires
Psicanalista