Textos para ler em 60 segundos

Prefácio A “Ritual: estudos psicanalíticos” - Reik (1919)

Prefácio A “Ritual: estudos psicanalíticos” – Reik (1919)

Apresenta o prefácio a «Ritual: estudos psicanalíticos», de Reik. A psicanálise nasceu da necessidade de socorrer os pacientes neuróticos, que não encontravam alívio nas curas de repouso, nas artes da hidropatia ou no tratamento por eletricidade.

Em 1913, Otto Rank e Hans Sachs reuniram os resultados obtidos até aquela época pela aplicação da psicanálise às ciências mentais. A superação do complexo de Édipo coincide com a maneira mais eficiente de dominar a herança arcaica, animal, da humanidade.

Aquilo que é atualmente a herança do indivíduo foi outrora uma aquisição nova, sendo passada de um para outro através de uma longa série de gerações. O complexo de Édipo também pode ter passado por fases de desenvolvimento. As pesquisas sugerem que a vida na família humana tinha, naquelas épocas remotas, uma forma muito diferente da que conhecemos atualmente.

Se o material pré-histórico e etnológico relativo ao assunto for trabalhado psicanaliticamente, o resultado será que Deus Pai habitou a terra sob forma humana e exerceu sua soberania como chefe da primitiva horda humana até que seus filhos se reuniram para assassiná-lo.

Este crime de libertação e as reações que produziu resultaram no aparecimento dos primeiros laços sociais, nas restrições morais básicas e na mais antiga forma de religião, o totemismo. Tal hipótese foi adotada por Theodor Reik como base de seus estudos sobre os problemas da psicologia da religião.

Fonte: Sinopses das Obras de Freud
Páginas: 222